quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

"Insta o que?"


Você sabe o que é Instagram? Não? É uma rede social que foi lançada em 2010 por Kevin Systrom e Mike Krieger. Seu principal objetivo é o compartilhamento de fotos e vídeos além de que, foi projetado e desenvolvido para ser usado a partir de dispositivos móveis.

Pra quem não sabia, em 2011, esse aplicativo foi vendido para Mark Zuckerberg, o fundador do da rede social Facebook, por 1 bilhão de dólares o que possibilitou o compartilhamento em outras redes sociais como o próprio Facebook, além do Twitter e Flickr.

Atualmente, o Instagram possui mais de 300 milhões de usuários ativos, algo comprovado hoje, onde mais de 50% destes encontravam-se fora dos Estados Unidos, mais de 16 bilhões de imagens/vídeos compartilhados, mais de 1 bilhão de curtidas diariamente e uma média de 45 milhões de fotografias/vídeos postados todos os dias.

Como você pode ver, o Instagram é uma rede social de grande sucesso entre os internautas do mundo todo e, consequentemente, possui uma grande influência entre os mesmos, podendo ser tanto positiva quanto negativa, até porque não são máquinas que alimentam essas redes e sim os seres humanos.

Uma influência positiva seria ganhar um par de sapatos por exemplo. Achou estranho? Calma que eu te explico, a marca de sapatos israelense ALFO Israel, que, com a ajuda da agência Smoyz, criou uma campanha usando o Instagram onde, através de “desafios”, presenteava uma mulher com um par de sapatos! Essa atitude beneficiou tanto as empresas quanto os consumidores e fez com que as pessoas passassem a comprar mais naquelas lojas.

Agora, quando se trata de influências negativas, podemos citar, por exemplo, a mudança de sentido nos locais históricos por parte de visitantes onde fotografias tiradas por pessoas que estão sorrindo ou fazendo poses cômicas em locais como museus ou até mesmo campos de concentração na Alemanha, locais onde esse tipo de atitude não condiz com o ambiente e postam essas fotos livremente. Esse tipo de atitude pode influenciar negativamente aqueles que seguem e curtem essas fotografias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário